8 mentiras que você pode acreditar serem verdades sobre o ronco

O ronco é cercado de informações, mas nem todas são verdadeiras! Confira algumas e a realidade por trás delas.

8 mentiras que você pode acreditar serem verdades sobre o ronco

Você já ouviu falar que roncar é algo normal ou que não tem solução? Pois é, tem muita informação sobre o assunto por aí, mas na verdade, o ronco pode ser mais do que um simples barulho – muitas vezes, é um sinal de que algo não está certo com a sua respiração ou qualidade do sono.

Vamos desmistificar algumas das mentiras mais comuns sobre o ronco e entender o que realmente pode ser feito para melhorar isso! 💤

🚫 1. Todo mundo ronca, é normal

Não é bem assim! O ronco pode ser um sinal de problemas respiratórios, como apneia do sono. Se ele for muito alto ou frequente, vale a pena procurar soluções que amenizem o ruído.

🚫 2. Só idosos roncam

Nada disso! Embora o ronco seja mais comum com a idade por conta da musculatura da garganta ficar mais flácida, dificultando a passagem de ar, qualquer um pode roncar – até crianças! Fatores como obesidade, fumar, bebidas alcóolicas, desvio de septo e até resfriados podem causar isso.

+ Idosos roncam mais que pessoas jovens? Entenda as causas e o que fazer

🚫 3. Roncar significa que a pessoa está dormindo bem

Pelo contrário! O ronco pode indicar que a respiração está obstruída, o que pode prejudicar a qualidade do sono, causar cansaço, impactar na produtividade, lentidão dos pensamentos, e por aí vai.

+ Roncar é sinal de sono profundo? Nem sempre! Descubra a verdade

+ É normal roncar quando se está cansado? Revelamos aqui!

🚫 4. Beber antes de deitar ajuda a relaxar e na qualidade do sono

Mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode prejudicar os ciclos do sono. O que acontece é que bebidas alcoólicas em geral reduzem o sono REM, a fase dos sonhos. Ela faz com que o sistema nervoso central funcione mais lentamente, trazendo aquela sensação de sonolência inicial. Depois, é comum ter um sono fragmentado e com menor duração.

+ Bebida alcoólica prejudica o sono? A gente te conta tudo aqui!

🚫 5. Ronco não tem tratamento

Dependendo da causa dá para melhorar com mudanças no estilo de vida, como perder peso, dormir de lado ou até usar dispositivos específicos que suavizam o ruído do ronco. 

🚫 6. Dormir de barriga para cima não interfere no ronco

Interfere, sim! Dormir de costas pode fazer a língua e o palato mole deslizarem para trás, obstruindo a passagem do ar e aumentando o ronco. Tenta dormir de lado para ver se melhora!

+ Qual a melhor posição para dormir? Saiba como parar de roncar!

+ Fato ou fake: dormir de barriga pra cima faz roncar?

🚫 7. Apenas pessoas acima do peso roncam

O acúmulo de gordura ao redor do pescoço pode comprimir as vias respiratórias, dificultando a passagem do ar e causando o ronco, mas pessoas com o peso adequado também podem roncar.

+ Quais as causas do ronco? Confira as 6 principais!

🚫 8. Tampões de ouvido resolvem o problema

Eles até podem amenizar o barulho de quem está ouvindo, mas não resolvem a causa do ronco. Se você ou alguém próximo ronca muito, é melhor buscar uma solução de verdade.

Já acreditou em alguma dessas? Ou convive com alguém que ronca muito? Saiba mais sobre Roncolliv, o primeiro spray nasal no Brasil para reduzir o ruído do ronco. 

+ Chegou Roncolliv: o primeiro spray para reduzir o ruído do ronco no Brasil