Nem todo mundo tem o mesmo estilo de vida ou encara os mesmos desafios na hora de adaptar sua rotina para uma noite de sono com qualidade.
Isso porque, muitas pessoas trabalham enquanto outras dormem (tipo aquele meme), ou seja, tem uma jornada de trabalho noturno.
Aproximadamente 20 milhões de pessoas trabalham no período noturno, segundo dados publicados pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).
Além das dificuldades enfrentadas por pessoas com distúrbios do sono comuns, como apneia, sonambulismo, ronco, insônia, entre outros, existem outros fatores que podem fazer com que ter uma boa noite de sono seja difícil.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para ter uma boa noite de sono, mesmo você sendo um trabalhador noturno.
Quais são as consequências do trabalho noturno?
O trabalho noturno, embora necessário para muitas indústrias e serviços, pode ter várias consequências negativas para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
Segundo artigo publicado pela Fundacentro os trabalhadores noturnos estão mais propensos a desenvolver doenças como estresse, depressão, baixos níveis de alerta, cardiovasculares, diabetes, fadiga crônica, distúrbios digestivos e aumento do risco de acidentes. Além disso, os relacionamentos familiares e sociais também são comprometidos.
Por que trabalhar a noite afeta a qualidade de vida?Trabalhar à noite pode desregular o ciclo circadiano natural do corpo, resultando em insônia e má qualidade do sono.
Além disso, a produção da melatonina ocorre na escuridão e a concentração no sangue e nas células é maior à noite.
“Nos últimos 15 anos, especialistas começaram a verificar que o trabalho noturno, das 22h às 5h da manhã, causa realmente danos à saúde, os principais são: obesidade, diabete, depressão e até câncer” disse a doutora Frida Fischer, presidente da Working Time Society, em matéria publicada pela Fundacentro.
Dicas de como enfrentar o turno da noite
- Tire cochilos estratégicos: caso tenha um ambiente propício para tal.
- Exponha-se ao sol durante o dia: isso ajuda o corpo a ficar energizado.
- Mantenha-se em movimento: mexer o corpo pode ajudar a despertar, evitando a sonolência.
- Tenha alimentos saudáveis disponíveis: leve petiscos ou uma marmita e garanta que tenha algo quando você retornar para casa ao invés de ter que recorrer a comidas pesadas, como fast foods.
- Beba bastante água: manter o nível de hidratação ajuda no bom funcionamento do organismo.
- Modere o consumo de cafeína: evite consumir bebidas com cafeína ao longo da noite para evitar que seu corpo esteja muito desperto na hora de finalmente descansar.
- Ao chegar em casa, durma assim que possível: evite aproveitar o “pique” para fazer outras coisas, seu corpo precisa de um descanso mínimo diário e privação de sono pode ter consequências.
Para aqueles que sofrem com o ronco, que pode agravar ainda mais a qualidade do sono, considere Roncolliv, o primeiro spray para reduzir o ruído do ronco para ronco no Brasil.
Ao seguir essas recomendações, você pode melhorar significativamente a qualidade do seu sono e a sua saúde geral, mesmo trabalhando em turnos noturnos.