Se você não sabe ao certo o que o ronco é, chegou ao lugar certo.
Reunimos aqui, de forma prática e simples, um dossiê completo para explicar o que é o ronco, quais os principais sintomas, quais são suas causas. E também contar em primeira mão sobre as últimas inovações no mercado para quem ronca - seja você ou alguém próximo.
Sem perder mais nenhum minuto, vem saber tudo sobre o ronco!
O QUE É O RONCO E QUAIS SUAS CAUSAS?
Muitas pessoas pensam que o ronco é simplesmente um “problema respiratório” e o consideram um indicador de descanso profundo.
Considerado um distúrbio do sono comum, o ronco é um ruído provocado pela obstrução das vias aéreas superiores ou pelo estreitamento da musculatura da faringe durante o sono, que faz com que a região vibre e provoque o famoso ruído — o mais evidente sintoma do ronco.
O ronco apresenta como definição: um som estridente, criado por vibrações dos tecidos da faringe durante a passagem do ar, ou mais comumente, um som produzido pelo trato aerodigestivo superior, durante o sono.
Listamos aqui, algumas causas comuns do ronco:
- Excesso de gordura ao redor do pescoço, que podem estreitar as vias aéreas superiores;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Uso de sedativos e/ou relaxantes musculares;
- Tabagismo;
- Problemas hormonais;
- Dormir com a barriga para cima;
- Alterações estruturais nas vias aéreas superiores, como obstrução nasal, rinite alérgica e asma.
Em busca de uma solução inovadora para reduzir o ruído do ronco? Clique aqui e conheça o Roncolliv.
O QUE CAUSA O RONCO?
O estreitamento da faringe é causado pelo relaxamento muscular que o corpo sente durante o sono e que, na prática, impede a passagem do ar. Isso faz com que o palato, paredes da faringe e base da língua vibrem, gerando o ruído do ronco.
Além disso, a posição durante o sono também pode exacerbar essa condição – dormir com a barriga para cima pode dificultar a passagem do ar.
QUANDO RONCAR É UM PROBLEMA?
Roncar é um problema quando impacta a sua qualidade de vida e das pessoas ao redor - que geralmente são as primeiras a relatar o problema.
Confira alguns dos principais efeitos colaterais do ronco:
COMO PARAR DE RONCAR? É POSSÍVEL?
Identificar a causa é o primeiro passo para o tratamento. Busque um especialista para entender o que vem causando seu ronco. O principal exame para diagnosticar distúrbios do sono se chama polissonografia.
Além disso, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, adotar uma dieta e praticar exercícios físicos são práticas que podem ajudar a parar de roncar.
Em alguns casos, a cirurgia de Uvulopalatofaringoplastia (UPFP) para retirar a amígdala e ampliar o espaço da faringe pode ser indicada por um profissional.
COMO DIMINUIR O BARULHO DO RONCO SEM PRECISAR DE CIRURGIA?
Já existem formas de diminuir o ronco, inclusive o ruído causado por ele, sem precisar recorrer às cirurgias invasivas — isso quando o ronco é causado pela obstrução das vias áreas superiores.
Imagina um spray que cabe na palma da mão, com eficácia comprovada na diminuição do ruído do ronco, em apenas 30 dias... A boa notícia é que ele já existe.
Quer garantir o seu? Saiba mais sobre o Roncolliv, o primeiro spray para reduzir o ruído do ronco no Brasil!
DESCUBRA COMO TER NOITES MAIS SILENCIOSAS COM RONCOLLIV, O PRIMEIRO SPRAY PARA REDUZIR O RUÍDO DO RONCO NO BRASIL!