Há quem diga que tomar uma taça de vinho à noite ajuda a relaxar e a cochilar mais rápido, mas nem sempre isso acontece. O efeito estimulante também pode acontecer dependendo da dose ingerida.
Seja como for, pesquisas indicam que, mesmo em pequenas quantidades, o álcool pode prejudicar os ciclos do sono. O que acontece é que bebidas alcoólicas em geral reduzem o sono REM, a fase dos sonhos.
Quer saber mais detalhes? Vem saber mais aqui!
Como o álcool afeta o sono?
O álcool altera o ciclo normal do sono. Isso porque é uma substância depressora do sistema nervoso central. Em outras palavras, ele faz com que o órgão funcione mais lentamente, trazendo aquela sensação de sonolência inicial. Depois, é comum ter um sono fragmentado e com menor duração.
De acordo com o Instituto do Sono, quem abusa do álcool pode ter insônia, com dificuldade para iniciar e manter o sono ou despertar precoce.
Mas não é só isso: beber pode afetar a respiração. Você já deve ter enfrentado dificuldade para dormir com o ronco do seu parceiro após ele ter uma noitada daquelas. Pois é, as bebidas podem não somente levar ao ronco, mas até causar apneia.
Fonte: Instituto do Sono