Conhece esses sintomas: azia, indigestão e tosse seca após as refeições? São indicações de Refluxo Gastroesofágico (RGE), aquele retorno frequente do suco gástrico do estômago para o esôfago e, às vezes, até a boca.
Há quem até se acostume com ele, mas o refluxo pode afetar, inclusive, a qualidade do sono por levar ao ronco. Isso acontece porque o ácido do estômago pode subir até a garganta e as vias respiratórias, causando irritação, inflamação e inchaço, o que dificulta a passagem do ar. Aí você já sabe que poderá roncar ao se deitar.
De acordo com a Sleep Foundation, organização independente sem fins lucrativos, dedicada a melhorar a saúde e o bem-estar através do avanço da saúde do sono, as condições podem ocorrer juntas e impactar o descanso, o conforto e a saúde geral de uma pessoa.
Detalhamos abaixo a possível relação entre o refluxo e o ronco. Vem saber mais!
Como o refluxo pode causar ronco?
- Irritação da garganta e das vias aéreas: O ácido gástrico pode atingir a faringe e as cordas vocais, causando inflamação e estreitamento das vias respiratórias.
- Aumento da produção de muco: O corpo reage ao ácido produzindo mais muco, o que pode obstruir a passagem do ar e levar ao ronco.
- Relaxamento do músculo esofágico inferior: Quando esse músculo não funciona bem, o ácido pode refluir, ou seja, regressar mais facilmente, piorando os sintomas à noite.
- Posição ao dormir: Deitar logo após comer ou dormir em posição horizontal pode facilitar o refluxo, agravando o ruído do ronco.
Como reduzir o ronco causado pelo refluxo?
- Evite alimentos ácidos, gordurosos e pesados antes de dormir.
- Eleve a cabeceira da cama para evitar que o ácido suba.
- Não deite imediatamente após as refeições (esperar pelo menos 2-3 horas).
- Mantenha um peso saudável, pois o excesso pode piorar tanto o refluxo quanto o ronco.
- Consulte um médico para avaliar o melhor caminho para cuidar do refluxo.
Como prevenir o Ronco
Se você sofre com o ronco, a boa notícia é que existem soluções e dispositivos médicos, como Roncolliv, que pode ajudar na redução do barulho. Ele mantém as vias aéreas superiores abertas durante o sono, diminuindo o ruído.
Fonte: Sleep Foundation.