Para descobrir se um produto realmente funciona e cumpre com aquilo que está anunciando em sua embalagem e rótulo, realizar uma pesquisa científica é essencial. Somente ela é capaz de provar sua eficácia.
Por isso, Roncolliv passou por esse processo de validação em um Teste Duplo-Cego Randomizado e Multicêntrico. Você já deve ter visto por aí experimentos que trazem voluntários para usar um produto novo, certo?
Essas pessoas são divididas em dois grupos, um que receberá o lançamento e, outro, que receberá uma substância sem eficácia terapêutica. É isso que chamamos de placebo. Para garantir a confiabilidade da análise, pesquisador e voluntário não sabem o que cada um está usando. Daí o nome Duplo-Cego.
Por que ele é randomizado?
Randomizado significa aleatoriamente, sem que aconteça uma escolha por condição de saúde, por exemplo, para mostrar bons resultados. Ou seja, quem participa é selecionado por acaso, sem levar em consideração qualquer informação sobre essa pessoa.
E Multicêntrico?
Já quando dizemos que é Multicêntrico, quer dizer que a pesquisa foi feita realizando o protocolo indicado pelo produto em mais de um centro de ensaio e/ou em mais do que um país.
Interessante isso, né? Agora que você já entendeu tudo sobre como é feito esse estudo, vamos ver o que ele mostrou?
Resultados da Pesquisa Científica sobre Roncolliv
A pesquisa publicada no Brazilian Journal of Health Review, realizada em 83 pacientes, homens e mulheres, com idade acima de 18 anos, com queixa de ronco, trouxe como resultados:
- O uso consecutivo por 28 noites, 15 minutos antes de dormir, utilizando de 4 a 6 jatos em cada narina melhora a qualidade do sono a partir do 1º dia de uso.
- Aplicando da mesma forma acima, foi notado que a partir do 7º dia houve a diminuição da intensidade do ronco em média 2 decibéis, alternado com noites de ausência de ronco. Isso foi percebido pelo monitoramento por Polissonografia.
- Quando se fala de segurança, a pesquisa comprovou que Roncolliv é seguro, não causando reações adversas.
O que isso quer dizer?
A gente te explica. Quando Roncolliv foi testado considerando a informação de que ele reduz o ruído do ronco em até 30 dias de uso contínuo, esse resultado foi comprovado. Basta usar da maneira indicada, todas as noites, antes de dormir. Ou seja, ele é eficaz!
Sobre a confiança de que Roncolliv não traz prejuízos para a saúde, também foi confirmado de que ele não traz efeitos colaterais.
Se você ainda tinha dúvidas se Roncolliv funciona mesmo na diminuição do barulho do ronco, agora sobram motivos para ter uma noite de sono reparador.
Fonte: ABUHAB, A. et al. A segurança e eficácia do produto Roncoliv® sobre o ronco. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, n. 9, p. e74683-e74683, 2024.