Roncar pode até ser é algo comum, mas não precisa ser normalizado. O alto ruído prejudica sua saúde e o descanso de sua família — e pior, pode impactar negativamente suas relações amorosas.
Segundo pesquisa realizada pela British Lung Foundation, “Uma em cada três pessoas perde o equivalente a 23 dias de sono por ano, graças ao ronco do parceiro ou parceira”.
Na tentativa de resolver o “problema”, alguns casais começam a dormir em quartos separados, mas nem sempre essa é a melhor solução.
Para te ajudar, separamos aqui alguns conteúdos e dicas sobre o assunto, vem ver!
COMO O RONCO AFETA SEU CASAMENTO?
Como já falamos em outros posts, é durante o sono que diversos processos importantes para o bom funcionamento do nosso corpo acontecem.
E quando o ronco acorda as pessoas ao nosso redor, ou até mesmo nos desperta, situações negativas podem ser desencadeadas, entre elas noites mal dormidas e irritabilidade durante o dia.
Veja como o ronco pode impactar no seu relacionamento:
💤Afeta a qualidade do sono do parceiro;
💤Aumenta o distanciamento físico;
💤Gera conflitos e estresse;
💤Reduz intimidade;
💤 Causa vergonha e abala a autoestima.
JÁ OUVIU FALAR EM "DIVÓRCIO DO SONO"?
O Sleep Divorce, ou Divórcio do Sono, em tradução livre, é o conceito criado pela Academia Americana de Medicina do Sono para quando o casal começa a dormir em quartos separados, seja por sonambulismo, síndrome das pernas inquietas e, claro, o ronco.
Essa acaba sendo uma solução momentânea que não resolve a causa do problema, apenas o sintoma, e pode impactar negativamente outras áreas da relação.
Como falar para o seu parceiro(a) que ele está roncando?
Trazer esse assunto à tona pode ser delicado. Quem ronca pode se sentir desconfortável ou até mesmo negar por não ter consciência, afinal, o primeiro a saber muitas vezes é quem dorme ao lado, ou seja, o parceiro.
Algumas sugestões:
- Ter uma conversa franca e transparente ainda é o melhor caminho. Ao tomar consciência, o segundo passo é buscar um tratamento alinhado com a necessidade.
-
A pessoa não está acreditando? É simples, filme ou grave um áudio e mostre no dia seguinte. Lembrando de ter empatia nesse processo, não é sobre ter razão, e sim, ajudar seu parceiro(a) a descobrir como parar de roncar.
- Demonstre interesse e preocupação: dê apoio, pesquise sobre e se ofereça para ir ao médico. O ronco pode ser o sintoma de doenças mais graves, como a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS).
Por último e não menos importante, não espere chegar ao limite. Ao notar os primeiros sinais, comunique o que está acontecendo para encontrar a melhor solução e tratamento para o caso.
Como conseguir dormir ao lado de uma pessoa que ronca?
Vocês já conversaram, mas o que fazer além de buscar um tratamento? Como falamos antes, dormir em quartos separados nem sempre é a melhor solução. Confira aqui algumas dicas práticas para o dia a dia.
O que quem ronca pode fazer para diminuir o ruído:
- Pare de dormir com a barriga para cima;
- Faça lavagem nasal;
- Use um spray que lubrifique as vias aéreas superiores - como Roncolliv;
- Evite fumar e consumir bebidas alcoólicas pela noite;
- Pratique exercícios físicos;
- Limite o consumo de bebidas com cafeína 5 horas antes de dormir;
- Coma alimentos mais leves pela noite;
- Inclua alguns hábitos da Higiene do Sono na rotina.
O que quem dorme ao lado do roncador pode fazer para evitar ouvir o ruído do ronco:
- Escute ruído branco: procure uma playlist deste tipo e escute antes de dormir;
- Use protetores de ouvido antirruídos;
- Durma antes que seu parceiro(a).
A solução que você procurava chegou: conheça Roncolliv
Inovador, prático e fácil de usar. Roncolliv é um spray que reduz o ruído do ronco, com efeitos percebidos a partir de 30 dias de uso contínuo. Descubra como melhorar sua noite de sono e qualidade de vida.