O que é Apneia Obstrutiva do Sono? Ronco é um sintoma?

Sabia que nem todo mundo que ronca tem apneia, mas quem tem apneia ronca? 😪
O que é Apneia Obstrutiva do Sono? Ronco é um sintoma?

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é um distúrbio muito frequente da respiração no sono, e afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Normalmente, ela é associada ao ronco, mas nem todo mundo que ronca tem AOS, sabia? 

Além disso, existem alguns tipos de apneia do sono, entre elas apneia obstrutiva, apneia central e apneia mista. Isso e muito mais, você descobre nesse post completíssimo, vem! 

O que é Apneia Obstrutiva do Sono?

A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) se caracteriza pela obstrução da entrada do ar, quando ele passa pelas vias aéreas superiores - como a faringe - durante o sono, e resulta em pausas respiratórias de 10 segundos ou mais

Quem tem Apneia Obstrutiva do sono, costuma conviver com:

  • Hipersonolência diurna;
  • Ronco;
  • Cansaço e indisposição;
  • Falta de atenção;
  • Redução da memória;
  • Sintomas depressivos; 
  • Diminuição dos reflexos e sensação de perda da capacidade de organização.

Fique de olho! Caso note algum desses sinais, peça confirmação de pessoas próximas e consulte seu médico de confiança. A Apneia Obstrutiva do Sono pode ser um fator de risco para sua saúde. 

Apneia Obstrutiva do Sono: quais os sintomas? 

Felizmente, ou não, o sono do apneico pode ser muito rico em detalhes observáveis durante a noite. Ou seja, quem está ao redor, como familiares ou parceiro(a), pode ter essa primeira percepção e te dar um toque sobre esses e outros sintomas. 

Principais sintomas da Apneia Obstrutiva do Sono:

  • Pausas na respiração;
  • Ronco;
  • Engasgo;
  • Gemidos expiratórios (catatrenia); 
  • Inquietação;
  • Hiperpneia: respirações profundas e rápidas;
  • Relaxamento da mandíbula.

Estes são alguns relatos comuns, porém a própria pessoa com apneia pode perceber alguns sinais, como dores de cabeça, idas recorrentes ao banheiro à noite para urinar, despertar com a boca seca, e dor na garganta.

Tipos de Apneia do Sono

Existem 3 tipos de apneia do sono, conheça eles: 

  • Apneia obstrutiva do Sono (AOS): quando as vias respiratórias superiores são obstruídas, causando a pausa na oxigenação. Considerada comum.
  • Apneia central do sono (ACS): é causada por um problema no controle da respiração em uma parte do cérebro chamada tronco cerebral. Considerada mais rara, em comparação com a apneia obstrutiva. 
  • Apneia mista: como o nome diz, ela é a combinação da apneia obstrutiva com a apneia central. Geralmente quem tem AOS, pode ter ACS, porém só o exame de polissonografia pode realizar um diagnóstico da apneia.  

Quem é mais propenso a ter apneia do sono e quais suas causas?

A Apneia Obstrutiva do Sono pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Mas os principais casos aparecem em adultos de meia-idade e idosos. Dentro deste grupo, homens têm um maior índice comparado às mulheres, mesmo que, ainda assim, exista uma parcela delas com AOS, especialmente após a menopausa. 

PRINCIPAIS PREDISPOSIÇÕES À APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Confira alguns fatores e grupos que costumam apresentar maior predisposição a desenvolver AOS: 

Obesidade: indivíduos com sobrepeso a prevalência da SAOS chega a 30% a 40%. Isso porque ela aumenta a massa de gordura na região da faringe, além da redução do volume pulmonar. 

Gênero: pessoas do sexo masculino possuem maior predisposição a SAOS, por uma questão hormonal. É por isso, que mulheres após a menopausa e, consequentemente, após redução da produção de progesterona, ficam mais propensas a desenvolver apneia.  

Idade: com o envelhecimento natural do corpo e enfraquecimento da força muscular, é normal que as vias respiratórias superiores sejam afetadas e fiquem mais flácidas. 

Diagnóstico para Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), 30% da população adulta mundial tem Apneia Obstrutiva do Sono, e é considerada uma condição comum. 

O diagnóstico da síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é feito a partir do exame de polissonografia.

Apneia Obstrutiva do Sono e Paralisia do Sono: Qual a diferença? O que tem a ver?

Ambos são considerados distúrbios do sono e afetam a qualidade do sono, atrapalhando o descanso à noite e trazendo malefícios para quem os tem. 

Entre suas diferenças, podemos citar o fator tempo de duração. Enquanto a Apneia Obstrutiva do Sono dura em torno de 10 segundos, a Paralisia do Sono pode durar mais tempo, de dois a cinco minutos. 

E elas podem estar relacionadas, isso porque uma pessoa que tem apneia, pode facilmente ter um episódio de paralisia do sono. 

Por que roncamos e quando isso é um problema?

A apneia é apenas um dos distúrbios do sono que causam o ronco. Como falamos lá no início, geralmente quem tem AOS, ronca, mas nem todo mundo que ronca tem AOS. 

Outras condições podem causar o tão temido ruído do ronco, como gripe, dormir de barriga para cima, relaxamento natural das vias áreas superiores, consumo de álcool e tabaco, entre outros. 

Roncar é um problema quando afeta a sua qualidade de vida e de quem convive com você. Caso tenha suspeitas de que esteja roncando, pergunte para alguém que possa monitorar seu sono e procure um médico de confiança, para buscar um diagnóstico preciso. 

Em casos comuns de ronco, que não sejam associados à Apneia Obstrutiva do Sono, é possível realizar tratamentos caseiros e menos intrusivos, como perder peso.  

Roncolliv é um spray nasal que ajuda a lubrificar as vias respiratórias e reduzir o ruído do ronco, trazendo resultados visíveis em apenas 30 dias de uso contínuo. 

*Roncolliv não é um tratamento para Apneia Obstrutiva do Sono. Consulte um profissional da saúde e busque o tratamento indicado. 

FONTE: Conceitos básicos sobre síndrome da apneia obstrutiva do sonoO silêncio interrompido: desvendando a apneia obstrutiva do sono e seus ecos na saúde | Apneia do sono